Ontem tive a minha primeira aula de Escrita Criativa. Quando entrei já ia nervosa... não me sentia inspirada e só pensava no que iria escrever.
No fim de todos bem acomodados a professora apenas nos disse, com simpatia: o tema é um sótão e um baú. Podíamos escrever sobre qualquer coisa, desde que tivesse um sótão e um baú.
No fim de ultrapassar a angústia do papel em branco, comecei a escrever e com aquele texto mostrei ser uma romântica. A verdade é que nunca tive um sótão e um baú, por isso não sabia bem o que escrever. Se o tema fosse casa... ai... se o tema fosse casa eu tinha tanto para dizer. Mas nada sobre a casa onde moro ou sobre todos aqueles apartamentos em que vivi, como uma pulga saltitante que de meses a meses mudava de sítio... Falava simplesmente da casa onde eu nasci, da casa que nunca irei esquecer, que nunca irei deixar de sentir saudade, de recordar o cheiro de cada espaço que nela existia, o toque suave das paredes, aquele jardim... Poderia escrever um texto enorme se me pedissem para falar da minha casa, da minha verdadeira casa ou melhor, da única casa que considerei um lar e que um dia me obrigaram a deixar para trás.
Agora apertam as saudades de uma altura em que fui feliz ali...
2 comentários:
As oportunidades para escrever sobre o que quisermos, ainda agora começou :) Penso que esta será uma experiência para o resto das nossas vidas, mais que escrever, será uma descoberta de nós mesmos. Penso que terás oportunidade de escrever exactamente sobre aquilo que te vai na alma :)
:) desculpa, tenho estado um pouco ausente daqui, mas sim tens toda a razão! Está a ser uma experiência óptima :)
Enviar um comentário